Postagens
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

nutrição evolutiva

Vitamina D, qual a importância da sua suplementação.


VITAMINA D


Por uma classificação errônea, esse hormônio foi chamado de vitamina, o corpo produz esse hormônio, á partir do colesterol e quando a pele é exposta aos raios ultra-violeta da luz solar.

O coleocalciferol pode ser encontrado em alguns alimentos, por exemplo, peixes, e alguns produtos e na gema de ovo. Mas as proporções são muito baixas, o ideal é pegar com regularidade aquele sol “ de pico” no máximo 15 min para a pele negra e menos de 10 para peles brancas de um modo geral.

Normalmente esse período, estamos dentro de salas, do trabalho, ou na hora de almoço, almoçando.

Os maiores riscos para a deficiência de vitamina D

Ter pele Negra e não se expor ao sol

Muitas pessoas se acham negra demais e ás vezes não ficam no sol porque acham que não precisam, ou que já nasceram com a cor e não precisa, a melanina é um bloqueador dos raios solares e por isso a exposição tem que ser maior, mínimo são 15 min, já são suficientes

Ter deficiência crônica e não saber

Temos hoje a facilidade no acesso ao exame nutrigenético, que além da Vitamina D, fala sobre vários outros exames que são coletados através da saliva e também verifica, como são suas atividades metabólicas, quais são as vitaminas principais que voce tem ou não e se isso é uma falta crônica e vc precisa suplementar ou não essas vitaminas, como funciona a desintoxicação do seu organismo,etc. é um exame bem completo.

Estar acima do peso.

Quando se tem excesso de peso sua gordura adiposa capta toda a vitamina D, e ela não consegue ir pra os rins e nem chegar ao fígado, acaba ficando toda na gordura e não transformando a suplementação e não termina o ciclo completamente, pra quem está com peso á mais, provavelmente tem deficiência na vitamina D.

Viver longe da linha do equador.

Nos países que estão próximos a linha do equador, não existe muito essa característica de deficiência, porque a população está mais próxima ao sol.

Uso de protetor solar

Já que ele é um bloqueador, ele impede dessa síntese metabólica ocorrer na pele, para quem tem sensibilidades, fique o tempo mínimo.

Passar muito tempo em ambientes fechados

Sim, nossa sociedade quer estar sempre dentro de lugares, shoppings, parques fechados, esquecemos do quanto é bacana, pic nic, caminhar na rua, andar de bicicleta, o movimentar se é necessário não só pela vitamina D, mas é um exercício de muita benevolência ao corpo

O coleocalciferol possui uma importante função na absorção de cálcio, sendo portanto essencial no desenvolvimento dos ossos e dentes, porém quando em níveis muito altos pode promover a reabsorção óssea, atua no sistema imune do coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas

Doenças ligadas a deficiência de Vitamina D

Raquitismo, Artrite reumatoide, Osteomalácia, Osteoporose, Tuberculose, Câncer, Cansaço sem motivo, Pressão Alta, Esclerose Multipla, Depressão, Esquisofrenia, Diabetes tipo1, Lupus eritematoso sistemico (LES)

Alimentos que contém vitamina D

Salmão de criação a cada 100g 100 – 250 Ul

Sardinha em conserva 300 Ul

Cavala em conserva 250 Ul

Óleo de fígado de bacalhau 5 ml 400 – 1000 Ul

Gema de Ovo orgânico 1 unid. 20 Ul

Cogumelos frescos 100g 100 Ul.

Cogumelos secos ao Sol 100g 1600 Ul

As dosagens referem se ao alimento, mas esse alimento ficará biodisponível em sem organismo, irá depender de como estará seus rins e intestino para fazer a metabolização desses alimentos.

Procure um médico ou nutricionista que estude o assunto, tomar sol pode não ser suficientes em determinados casos, exames e uma boa conversa com um profissional irá te ajudar a saber melhor. Cuidado com a auto suplementação também, se for dosagens altas e não seguir um protocolo pode não ser uma boa idéia.

Referências :

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042010000100007

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302009000500015&lng=pt&nrm=iso

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-45082014000200242&script=sci_arttext&tlng=pt